Contingente Especial de emigrantes e Luso descendentes para o acesso ao Ensino Superior em Portugal
As candidaturas dos emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes têm prioridade, com 7% das vagas em todos os cursos das Universidades e Institutos Politécnicos públicos asseguradas para estes.
Emigrante português
É emigrante português o nacional que tenha residido durante, pelo menos, dois anos, com caráter permanente, em país estrangeiro.
Familiar de Emigrante português
É familiar de emigrante português o cônjuge, o parente com menos de 25 anos, em linha reta ou 3.º grau da linha colateral que com ele tenha residido, com caráter permanente, no estrangeiro.
Lusodescendente
É lusodescendente o cidadão que tenha residido durante, pelo menos, dois anos, com carácter permanente, em país estrangeiro com, pelo menos, um ascendente de nacionalidade portuguesa.
Podem concorrer às vagas deste contingente especial:
- os estudantes que sejam ou tenham sido emigrantes portugueses ou familiares que com eles residam ou lusodescendentes; Apresentem a sua candidatura no prazo máximo de três anos após o regresso a Portugal; Tenham obtido no país estrangeiro de residência um diploma de conclusão do ensino secundário.
- Os estudantes que pretendam candidatar-se ao ensino superior público às vagas deste contingente especial, têm que realizar uma candidatura online ao concurso nacional.
Prepara a tua candidatura atempadamente!
Contacta-nos!
Informa-te sobre como podes concorrer e utilizar os teus exames estrangeiros.
Fica atento (a) aos prazos de candidaturas (2023 encerrado).